BLOG CRIADO PARA COMPARTILHAR COM OS CIDADÃOS DE MARLIÉRIA TODAS AS ATIVIDADES EXECUTADAS/PROPOSTAS DURANTE SUA ATUAÇÃO COMO VEREADOR. O OBJETIVO É FAZER DESTE BLOG UM CANAL DE ACESSO A TODO O POVO DA CIDADE E ATRAVÉS DESTE OUVIR AS OPINIÕES, SUGESTÕES, COMENTÁRIOS E CRÍTICAS AO TRABALHO REALIZADO DURANTE SEU MANDATO.
domingo, 26 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Veja como ficou a Brasília do Papai Noel de Marliéria
MARLIÉRIA - Marliéria está vivendo momentos de fama devido ao quadro Lata Velha que comtemplou o 'papai noel', Dismar Araújo, que há 22 anos faz a alegria das crianças da cidade.
Nesta terça-feira (14) pelo menos 2 mil pessoas de várias cidades do Vale do Aço lotaram o campo de futebol, para assistir à gravação do programa e entrega da Brasília. Por volta de 14h30 o helicóptero pousou sobre o campo onde foi montado um palco para a gravação.
Nesta terça-feira (14) pelo menos 2 mil pessoas de várias cidades do Vale do Aço lotaram o campo de futebol, para assistir à gravação do programa e entrega da Brasília. Por volta de 14h30 o helicóptero pousou sobre o campo onde foi montado um palco para a gravação.
domingo, 7 de novembro de 2010
Luciano Huck em Marliéria
terça-feira, 12 de outubro de 2010
HOMENAGEM AO DIA DOS PROFESSORES (15/10)
Mestre é você, professor amigo, que compreende, estimula, comunica e enriquece seus alunos com sua presença, seu saber, sua ternura e dedicação.
Parabéns pelo seu dia!!!
Abraço do amigo Jenner de Castro Quintão
Parabéns pelo seu dia!!!
Abraço do amigo Jenner de Castro Quintão
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
É Notícia!!! "Só um documento para votar !"
DA REDAÇÃO - O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (29), três dias antes da eleição, a exigência de que o eleitor apresente, no momento do voto, o título de eleitor e um documento com foto.
Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que o cidadão será obrigado a levar apenas um documento oficial que comprove sua identidade.
A determinação de apresentar dois documentos na hora de votar foi fixada pela minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. A norma foi questionada pelo PT em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF.
No julgamento, os ministros do Supremo não analisaram o mérito da constitucionalidade da norma; eles concederam medida cautelar para que a exigência passe a ser interpretada de acordo com a orientação do STF.
O julgamento começou nesta quarta-feira (29), mas foi suspenso por causa do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, quando o placar era de 7 a 0.
Antes de começar a votar na sessão desta quinta, Mendes citou reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, publicada nesta quinta, que diz que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, teria ligado para o ministro antes do julgamento. Ele negou que seu pedido de vista tenha tido motivações político-partidárias.
“Quem me conhece sabe muito bem que jamais me deixei pautar por interesses político-partidários. Estive no TSE por longo período e inclusive fixei uma orientação para que houvesse um critério na aplicação do difícil direito eleitoral muito propenso aos ‘ismos’ de toda a índole inclusive aos casuísmos”, afirmou.
Em seu voto, o ministro negou o pedido de liminar do PT para flexibilizar a exigência e afirmou que uma novidade normativa, a essa altura, pode ser um fator de “desestabilização do processo eleitoral”. Segundo Mendes, haveria ainda “noção de oportunidade política” na ação proposta pelo PT.
O ministro disse ter dúvidas sobre a inconstitucionalidade da lei e citou ainda o gasto de R$ 3,2 milhões do TSE com a campanha publicitária para as eleições deste ano, inclusive com propaganda para informar os eleitores sobre a necessidade de apresentar título de eleitor e documento oficial com foto na hora de votar.
“Todos os índicios levam a um estado de forte dúvida. Pode ser que tenhamos uma lei que apresente inconvenientes, mas que não é inconstitucional. Podemos falar de inconveniência, podemos falar dos atrapalhos que essa exigência ocasiona, não podemos falar em inconstitucionalidade. Se entrássemos nessa seara, estaríamos fazendo mau uso do nosso poder. Não temos o poder de legislar”, disse Mendes.
JulgamentoVotaram contra a exigência os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso. Na quarta-feira, antes do pedido de vista de Gilmar Mendes, já haviam votado pela derruba da exigência os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Ayres Britto, além da relatora do processo, Ellen Gracie.
Em seu voto, a relatora defendeu a exigência da apresentação de documento de identificação. “Estou convicta de que a norma jurídica contestada estabeleceu, na verdade, a obrigatoriedade de apresentação de um documento oficial de identificação com foto. A presença do título eleitoral, que é praxe, não é tão indispensável quanto a identificação por fotografia”, afirmou a ministra.
O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, acompanhou o voto da relatora e sugeriu ampliar a proposta para permitir que o eleitor pudesse votar apenas com o título, caso fosse corretamente identificado pelo mesário no momento da votação.
ContestaçãoEm sua contestação sobre a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos para votar, o PT alegava que a dupla identificação seria uma redundância porque, uma vez cadastrado pela Justiça Eleitoral, o cidadão já é eleitor e só precisaria comprovar a própria identidade.
No julgamento, a defesa do PT ainda classificou a norma como um excesso. Segundo os advogados da legenda, o pedido foi feito tão perto da data das eleições por causa da decisão do TSE de ampliar o prazo para retirada da segunda via do documento, interpretada como um indicativo da dificuldade para reimprimir o documento.
Um dos objetivos da adoção da regra era promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.
Os documentos oficiais previstos na norma para comprovação de identidade, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Certidões de nascimento e de casamento não são aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral.
Matéria extraída do site Diario do Aço em 30/09/2010.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Fique Ligado!
Calendário eleitoral
27/09/2010 -
DA REDAÇÃO - A partir desta terça-feira (28) – cinco dias antes da eleição – é a data a partir da qual e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto, conforme previsto no artigo 235 do Código Eleitoral.
27/09/2010 -
DA REDAÇÃO - A partir desta terça-feira (28) – cinco dias antes da eleição – é a data a partir da qual e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto, conforme previsto no artigo 235 do Código Eleitoral.
Ainda de acordo com o calendário estabelecido pela Resolução 23089, do Tribunal Superior Eleitoral, é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízes eleitorais os representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização. A partir de hoje, também é a data a partir da qual o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora, poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.
Já o horário eleitoral gratuito, no rádio e na televisão, só termina nesta quinta-feira (30), três dias antes da eleição. O horário eleitoral teve início no dia 17 de agosto e somará 47 dias de divulgação.
Quinta-feira também será o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios com utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e 0h. Também termina o prazo legal para a realização de debates. Os partidos políticos e as coligações devem indicar, até quinta-feira, aos juízos eleitorais, os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral.
Matéria extraída do Jornal Diário do Aço de 27/09/2010.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
JUSTIFICATIVA PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N º 25
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE TEM COMO OBJETIVO NOMEAR A PRAÇA QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA NA ENTRADA DO BAIRRO MUTIRÃO, LOCALIZADA NA RUA FELÍCIO LUCIO DE MORAIS, NAS PROXIMIDADES DO NÚMERO 529.
Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal,
Excelentíssimos Vereadores.
É como imenso orgulho que apresento o presente projeto de lei, que tem objetivo de honrar a memória da Senhora Maria Augusta das Dores, Vovó Gute, nomeando a praça que está sendo construída na entrada do Bairro Mutirão.
Maria Augusta das Dores, falecida há 19 anos, nasceu e viveu seus 95 anos em Marliéria. Seus dois filhos e familiares ajudaram e participam na construção da história da cidade.
Seu filho Raimundo Nonato, o primogênito, construiu sua vida sempre trabalhando em Marliéria. Durante muitos anos, foi eletricista responsável pela luz elétrica da cidade, com horário para ligar e desligar diariamente, até a chegada da Cemig.
Sua filha Luiza Efigênia foi servente escolar desde a fundação do Grupo Escolar Padre João Borges Quintão até quando faleceu em 07/11/79.
Seus netos e familiares mesmo não residindo aqui, permanentemente, fazem de Marliéria um refúgio para o lazer, o descanso, a alegria e para a amizade duradoura. Todos se empenham com entusiasmo para o progresso e desenvolvimento de Marliéria.
Um dos seus netos Geraldo Magela (conhecido como Lalado) já foi um representante desta Casa Legislativa no período de 2001 a 2004.
A praça está sendo construída por seus familiares, sem utilização de dinheiro público.
Com a apresentação retro, submetemos à análise dos Nobres Vereadores este Projeto de Lei, valendo-me da oportunidade para externar meu sincero apreço por esta Casa e seus membros.
Marliéria, 17 de setembro de 2010.
________________________________________
JENNER DE CASTRO QUINTÃO
VEREADOR AUTOR DO PROJETO
Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal,
Excelentíssimos Vereadores.
É como imenso orgulho que apresento o presente projeto de lei, que tem objetivo de honrar a memória da Senhora Maria Augusta das Dores, Vovó Gute, nomeando a praça que está sendo construída na entrada do Bairro Mutirão.
Maria Augusta das Dores, falecida há 19 anos, nasceu e viveu seus 95 anos em Marliéria. Seus dois filhos e familiares ajudaram e participam na construção da história da cidade.
Seu filho Raimundo Nonato, o primogênito, construiu sua vida sempre trabalhando em Marliéria. Durante muitos anos, foi eletricista responsável pela luz elétrica da cidade, com horário para ligar e desligar diariamente, até a chegada da Cemig.
Sua filha Luiza Efigênia foi servente escolar desde a fundação do Grupo Escolar Padre João Borges Quintão até quando faleceu em 07/11/79.
Seus netos e familiares mesmo não residindo aqui, permanentemente, fazem de Marliéria um refúgio para o lazer, o descanso, a alegria e para a amizade duradoura. Todos se empenham com entusiasmo para o progresso e desenvolvimento de Marliéria.
Um dos seus netos Geraldo Magela (conhecido como Lalado) já foi um representante desta Casa Legislativa no período de 2001 a 2004.
A praça está sendo construída por seus familiares, sem utilização de dinheiro público.
Com a apresentação retro, submetemos à análise dos Nobres Vereadores este Projeto de Lei, valendo-me da oportunidade para externar meu sincero apreço por esta Casa e seus membros.
Marliéria, 17 de setembro de 2010.
________________________________________
JENNER DE CASTRO QUINTÃO
VEREADOR AUTOR DO PROJETO
terça-feira, 24 de agosto de 2010
VEM AÍ!
NOS DIAS 04 E 05 DE SETEMBRO ACONTECERÁ EM MARLIÉRIA, O II ENCONTRO DE CAVALEIROS DE MARLIÉRIA NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO.
DIA 04 - SÁBADO
19H: DESFILE DE CAVALEIROS PELAS RUAS DA CIDADE (ABERTURA OFICIAL)
22H: SHOW COM JUNIOR E RODOLFO
00H: SHOW COM ALEX BORGES
DIA 05 - DOMINGO
12H: CONCURSO DE MARCHAS, COM PREMIAÇÃO E SORTEIO DE BRINDES PARA OS CAVALEIROS PARTICIPANTES
20H: SHOW COM RAMON TAVARES E RYAN
O VEREADOR JENNER DE CASTRO QUINTÃO APOIA E É UM DOS PATROCINADORES DO EVENTO.
DIA 04 - SÁBADO
19H: DESFILE DE CAVALEIROS PELAS RUAS DA CIDADE (ABERTURA OFICIAL)
22H: SHOW COM JUNIOR E RODOLFO
00H: SHOW COM ALEX BORGES
DIA 05 - DOMINGO
12H: CONCURSO DE MARCHAS, COM PREMIAÇÃO E SORTEIO DE BRINDES PARA OS CAVALEIROS PARTICIPANTES
20H: SHOW COM RAMON TAVARES E RYAN
O VEREADOR JENNER DE CASTRO QUINTÃO APOIA E É UM DOS PATROCINADORES DO EVENTO.
domingo, 15 de agosto de 2010
SE LIGUE!
Timóteo-A Delegacia de Polícia Civil já registrou neste ano 41 crimes que envolvem a caça e a pesca ilegais, além de queimadas. O número pode ser considerado alto se comparado ao do ano anterior, quando foram instaurados 28 inquéritos e 39 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) envolvendo a prática de crimes ambientais.
Os municípios com maior incidência de infrações são Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria. Neste último, o registro de crimes é ainda mais elevado por causa do Parque Estadual do Rio Doce. A Lei de Crimes Ambientais é extremamente rigorosa em relação aos crimes praticados nas unidades de conservação.
Para fiscalizar a prática ha um pelotão inteiro de Polícia de Meio Ambiente localizado dentro do Parque Estadual do Rio Doce, com patrulhamento nas lagoas e estradas vicinais.
Para cada tipo de crime – pesca e caça – há uma penalidade. Na caça simples, quando ocorre sem utilização de arma, munição ou assessórios, o acusado é levado para a delegacia, onde assina um TCO, sendo em seguida liberado. Neste caso, ele responderá por um processo na Justiça, além de pagamento de multa, ou pena restritiva de direito.
Já na caça com utilização de arma o acusado, além de responder pela atividade ilícita, ainda responde pelo porte ilegal de arma, e neste caso a pena se torna mais severa: de dois a quatro anos de reclusão.
Quem for pego caçando armado, ou com munição e assessórios, é levado imediatamente preso. E como o porte ilegal de armas é crime inafiançável, a pessoa fica detida até conseguir na Justiça a liberdade provisória, o que pode demorar até 20 dias.
Foi o que ocorreu com um motorista no mês de junho. Ele foi preso em uma localidade do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, portando uma espingarda. Junto ainda foram encontrados munições e outros equipamentos para atrair animais.
O motorista chegou a ficar preso por quase vinte dias até conseguir a liberdade provisória. Depois de correr o risco de perder o emprego, ele ainda responde pelo processo de caça e porte ilegal de armas.
Pesca.
De acordo com o delegado de Timóteo, Gilmaro Alves Ferreira, a pesca também é proibida na área da reserva ambiental. Por se tratar de um crime com pena de detenção, é instaurado um inquérito policial com autuação em flagrante.
O policial explica que nesses casos a própria polícia estipula a fiança em R$ 1.230,80, para que o acusado não seja preso. “Se a pessoa não tiver o dinheiro para pagar, ela é detida”, disse, acrescentando que em muitos casos se percebe o desconhecimento do detido em relação à punição.
“Tem muitos que perguntam assim: ‘Mas, doutor, vou preso porque peguei dois peixinhos?’. E vai, se pegar até um. Porque nossa sociedade tem uma ideia errônea que é crime apenas se pescar com rede e não com anzol, e mesmo com o anzol já se configura a prática ilícita”, explica o delegado.
Queimada
As queimadas também têm sido alvo de investigações policiais em Timóteo. De janeiro a julho deste ano a Policia Civil contabilizou 41 queimadas (entre criminosas e acidentais). Os bairros com maior número de focos de incêndios são Limoeiro e Macuco.
Atualmente, existem 11 inquéritos policiais instaurados para apurar a autoria dos incêndios criminosos. Segundo o delegado, a polícia sabe quais incêndios são criminosos e trabalha com provas testemunhais, periciais e denúncias para encontrar os autores dos crimes.
“Ainda asssim diminuiu bastante o número de incêndios nas matas. Se compararmos o ano de 2007 até agora, houve uma diminuição de 70%”, finaliza o delegado.
Reportagem publicada no Diário do Aço com o título: Aumentam os crimes ambientais no Vale do Aço em 12/08/2010
Os municípios com maior incidência de infrações são Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria. Neste último, o registro de crimes é ainda mais elevado por causa do Parque Estadual do Rio Doce. A Lei de Crimes Ambientais é extremamente rigorosa em relação aos crimes praticados nas unidades de conservação.
Para fiscalizar a prática ha um pelotão inteiro de Polícia de Meio Ambiente localizado dentro do Parque Estadual do Rio Doce, com patrulhamento nas lagoas e estradas vicinais.
Para cada tipo de crime – pesca e caça – há uma penalidade. Na caça simples, quando ocorre sem utilização de arma, munição ou assessórios, o acusado é levado para a delegacia, onde assina um TCO, sendo em seguida liberado. Neste caso, ele responderá por um processo na Justiça, além de pagamento de multa, ou pena restritiva de direito.
Já na caça com utilização de arma o acusado, além de responder pela atividade ilícita, ainda responde pelo porte ilegal de arma, e neste caso a pena se torna mais severa: de dois a quatro anos de reclusão.
Quem for pego caçando armado, ou com munição e assessórios, é levado imediatamente preso. E como o porte ilegal de armas é crime inafiançável, a pessoa fica detida até conseguir na Justiça a liberdade provisória, o que pode demorar até 20 dias.
Foi o que ocorreu com um motorista no mês de junho. Ele foi preso em uma localidade do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, portando uma espingarda. Junto ainda foram encontrados munições e outros equipamentos para atrair animais.
O motorista chegou a ficar preso por quase vinte dias até conseguir a liberdade provisória. Depois de correr o risco de perder o emprego, ele ainda responde pelo processo de caça e porte ilegal de armas.
Pesca.
De acordo com o delegado de Timóteo, Gilmaro Alves Ferreira, a pesca também é proibida na área da reserva ambiental. Por se tratar de um crime com pena de detenção, é instaurado um inquérito policial com autuação em flagrante.
O policial explica que nesses casos a própria polícia estipula a fiança em R$ 1.230,80, para que o acusado não seja preso. “Se a pessoa não tiver o dinheiro para pagar, ela é detida”, disse, acrescentando que em muitos casos se percebe o desconhecimento do detido em relação à punição.
“Tem muitos que perguntam assim: ‘Mas, doutor, vou preso porque peguei dois peixinhos?’. E vai, se pegar até um. Porque nossa sociedade tem uma ideia errônea que é crime apenas se pescar com rede e não com anzol, e mesmo com o anzol já se configura a prática ilícita”, explica o delegado.
Queimada
As queimadas também têm sido alvo de investigações policiais em Timóteo. De janeiro a julho deste ano a Policia Civil contabilizou 41 queimadas (entre criminosas e acidentais). Os bairros com maior número de focos de incêndios são Limoeiro e Macuco.
Atualmente, existem 11 inquéritos policiais instaurados para apurar a autoria dos incêndios criminosos. Segundo o delegado, a polícia sabe quais incêndios são criminosos e trabalha com provas testemunhais, periciais e denúncias para encontrar os autores dos crimes.
“Ainda asssim diminuiu bastante o número de incêndios nas matas. Se compararmos o ano de 2007 até agora, houve uma diminuição de 70%”, finaliza o delegado.
Reportagem publicada no Diário do Aço com o título: Aumentam os crimes ambientais no Vale do Aço em 12/08/2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Comemoração!
Fique Ligado! "TSE lança campanha para para que cidadão se conscientize"
Para combater a compra de votos e informar os eleitores sobre a importância de exercer seu direito de cidadania, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta terça-feira (10) a campanha 'Não Vendo Meu Voto'. Promovida em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha irá mobilizar os juízes eleitorais, que realizarão audiências públicas no mês de setembro para tratar do tema. Para saber a opinião do eleitorado ipatinguense sobre o assunto, a reportagem do jornal VALE DO AÇO percorreu as ruas do Centro da cidade. Das quinze pessoas entrevistadas, na tarde desta quarta-feira (11), dez disseram que venderiam o voto se isso lhe rendesse alguns bons trocados. Apenas cinco disseram que iriam às urnas para votar em seu candidato por livre e espontânea vontade.
Apesar de as pessoas sempre pensarem que a venda de votos é realizada por troca de uma quantia em dinheiro, a realidade não é bem assim. Vender o voto é trocar por qualquer benefício ou escolher o candidato através de amizade ou da promessa de um emprego ou alguma vantagem. “É muito importante a pessoa pensar para escolher em quem irá votar. Afinal, será ele que irá governar nosso país, estado ou cidade. Se a pessoa vender o voto, como irá cobrar por alguma coisa depois?”, indagou o funcionário público Vinicius Egídio, de 32 anos, morador do Bairro Industrial.
PUNIÇÃO
A legislação eleitoral pune com a cassação do registro ou do diploma – além do pagamento de mil a 50 mil Ufir (R$ 53.205) – o candidato que doar, oferecer, prometer, ou entregar bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, ao eleitor com a intenção de obter seu voto. “Se o candidato oferece alguma coisa para que você vote nele, pode ter certeza de que ele não merece o seu voto. Esta é a primeira prova de desonestidade que algum candidato pode apresentar. Por isso, não venderia meu voto, porque acredito que ele pode fazer a diferença”, assegurou a estudante Bianca Luzia, de 16 anos.
Além da conscientização da relevância de se escolher um bom candidato, a campanha do TSE servirá para informar sobre o voto em trânsito e a importância de usar um documento com foto no momento da votação. Estes assuntos serão abordados em programas de rádios e televisão em todo o país, em 26 exibições publicitárias, falando das eleições e da segurança das urnas eletrônicas.
A lista inclui também a realização de audiências públicas, como forma de aproximar os eleitores aos juízes eleitorais. As divulgações deverão alertar ainda a necessidade de pedir uma segunda via do título ou do RG em caso de perda. A reimpressão do título de eleitor poderá ser pedida nos cartórios eleitorais até o dia 23 de setembro.
Reportagem publicada no Jornal Vale do Aço cujo título é: "Não vendo meu voto" do dia 11/08/2010.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
UTILIDADE PÚBLICA
Os eleitores têm até o dia 23 de setembro para requerer a segunda via do título eleitoral. A apresentação do título juntamente com um documento de identidade com foto agora é imprescindível na hora de votar, de acordo com a Lei 12.034/09. Por isso, a procura pela segunda via vem aumentando nos últimos dias nos cartórios eleitorais. Para atender à crescente demanda, a Justiça Eleitoral montou um esquema de plantões nos finais de semana: a partir deste sábado, todos os cartórios vão funcionar aos sábados e domingos das 13h às 17h. Durante a semana, o atendimento será das 12h às 18h, com exceção de quarta-feira, quando os cartórios atendem das 10h às 16h.
Os três cartórios das Zonas 130, 131 e 348, em Ipatinga, funcionam no andar térreo do Fórum Valéria Vieira Alves. Em Coronel Fabriciano, o cartório da 97ª Zona Eleitoral funciona na rua Pedro Nolasco, 506, próximo ao terminal rodoviário, e atende também eleitores de Antônio Dias. Em Timóteo, o cartório da 98ª ZE fica na rua 38, bairro Vila dos Técnicos, antiga Delegacia de Polícia Civil. Além de Timóteo, a 98ª ZE atende eleitores de Jaguaraçu e Marliéria.
Em caso de dúvida, o cidadão pode se informar por meio do “disque-eleitor” (3291-0004). Em julho, o serviço de informação recebeu 1.511 ligações sobre segunda via (cerca de cinco vezes o número de chamadas sobre o assunto no mês de janeiro). O disque-eleitor também funcionará em plantão nos finais de semana, das 13h às 17h.
Exigência
A Justiça Eleitoral iniciou, em junho último, uma campanha com o objetivo de orientar os eleitores quanto à necessidade de providenciar a segunda via do título ou de documento com identificação. Somente serão aceitas a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento. A Lei 12.034/2009 tornou obrigatória a apresentação do título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto. Os eleitores devem ficar atentos à nova exigência para não ficarem impedidos de exercer o seu direito de votar nas eleições deste ano.
Segunda via
Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. Com o objetivo de garantir o direito ao voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.
Notícia publicada no Jornal Dário do Aço cujo título é " Cartorios abertos nos fins de semana" do dia 06/08/2010.
domingo, 8 de agosto de 2010
HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS (08 DE AGOSTO)
Ser pai é torcer para que
seu filho faça um gol de placa;
É vibrar ao ver a cesta
no basquete que ele marca;
Ser pai é segurar a mão;
É ter força para levantá-lo se ele cair ao chão;
Ser pai é ajudar no dever de matemática;
Auxiliar na gramática, é fazer parte
da temática em que você usa capa;
Tem super poderes e da terra é a salvação.
É não ter vergonha de chorar
na apresentação da escola;
E saber dar um puxão de orelha quando ele cola;
Enfim, para ser pai é preciso
ter muito preparo para pura emoção;
É com grande carinho que hoje
levamos a você esta felicitação.
PARABÉNS PELO SEU DIA, GRANDE PAIZÃO.
Seu amigo de sempre
Jenner de Castro
Marliéria é Minas, o resto é Gerais.
seu filho faça um gol de placa;
É vibrar ao ver a cesta
no basquete que ele marca;
Ser pai é segurar a mão;
É ter força para levantá-lo se ele cair ao chão;
Ser pai é ajudar no dever de matemática;
Auxiliar na gramática, é fazer parte
da temática em que você usa capa;
Tem super poderes e da terra é a salvação.
É não ter vergonha de chorar
na apresentação da escola;
E saber dar um puxão de orelha quando ele cola;
Enfim, para ser pai é preciso
ter muito preparo para pura emoção;
É com grande carinho que hoje
levamos a você esta felicitação.
PARABÉNS PELO SEU DIA, GRANDE PAIZÃO.
Seu amigo de sempre
Jenner de Castro
Marliéria é Minas, o resto é Gerais.
sábado, 31 de julho de 2010
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Email enviado a Deputada Rosângela Reis em 09/06/2010
Cara Deputada Rosângela Reis,
Veio por meio deste email relatar a minha preocupação com a situação da empresa prestadora do serviço de construção da Estrada Parque Dom Helvécio: Empresa Oriente Construção Civil.
A empresa não está cumprindo com seus compromissos financeiros para com os prestadores de serviço e funcionários. Está deixando a desejar em relação a pagamentos e produtividade. Há prestadores de serviço sem receber a três meses o que gera transtorno para a conclusão do trabalho, pois estes estão sendo obrigados a deixar a parceria com a empresa devido a acúmulo de dívidas referente ao serviço prestado, pois, por exemplo, os caminhões e máquinas têm gasto de manutenção e sem receber fica complicado exercer o serviço. Além disso, é percebida uma rotatividade muito grande do engenheiro responsável pela obra como do encarregado direto pelo serviço executado.
Sabemos da importância dessa obra para a o Vale do Aço, mais precisamente para o município de Marliéria e, você como uma representante e divulgadora da região, acredito que têm também o interesse em ver o trabalho ali concluído.
Portanto, peço sua colaboração para verificar a situação exposta acima em relação à Empresa Oriente buscando ajudar essas pessoas que também têm o interesse na obra e dependem dela para seu sustento.
Eu como um legislador e representante do povo do município de Marliéria, me vejo no direito de acompanhar e de fiscalizar o andamento desse trabalho e expor problemas ali apresentados. Por isso, lhe solicito esse apoio.
Contando com sua colaboração, compreensão e parceria, despeço-me,
Vereador Jenner de Castro Quintão
Município de Marliéria – MG
(31) 8417-4472/8448-3744
Blog: www.jennermarlieria.blogspot.com
Email: jennerdecastro@hotmail.com
Veio por meio deste email relatar a minha preocupação com a situação da empresa prestadora do serviço de construção da Estrada Parque Dom Helvécio: Empresa Oriente Construção Civil.
A empresa não está cumprindo com seus compromissos financeiros para com os prestadores de serviço e funcionários. Está deixando a desejar em relação a pagamentos e produtividade. Há prestadores de serviço sem receber a três meses o que gera transtorno para a conclusão do trabalho, pois estes estão sendo obrigados a deixar a parceria com a empresa devido a acúmulo de dívidas referente ao serviço prestado, pois, por exemplo, os caminhões e máquinas têm gasto de manutenção e sem receber fica complicado exercer o serviço. Além disso, é percebida uma rotatividade muito grande do engenheiro responsável pela obra como do encarregado direto pelo serviço executado.
Sabemos da importância dessa obra para a o Vale do Aço, mais precisamente para o município de Marliéria e, você como uma representante e divulgadora da região, acredito que têm também o interesse em ver o trabalho ali concluído.
Portanto, peço sua colaboração para verificar a situação exposta acima em relação à Empresa Oriente buscando ajudar essas pessoas que também têm o interesse na obra e dependem dela para seu sustento.
Eu como um legislador e representante do povo do município de Marliéria, me vejo no direito de acompanhar e de fiscalizar o andamento desse trabalho e expor problemas ali apresentados. Por isso, lhe solicito esse apoio.
Contando com sua colaboração, compreensão e parceria, despeço-me,
Vereador Jenner de Castro Quintão
Município de Marliéria – MG
(31) 8417-4472/8448-3744
Blog: www.jennermarlieria.blogspot.com
Email: jennerdecastro@hotmail.com
Email enviado a Deputado Juninho Araújo em 09/06/2010
Caro Deputado Juninho Araújo,
Veio por meio deste email relatar a minha preocupação com a situação da empresa prestadora do serviço de construção da Estrada Parque Dom Helvécio: Empresa Oriente Construção Civil.
A empresa não está cumprindo com seus compromissos financeiros para com os prestadores de serviço e funcionários. Está deixando a desejar em relação a pagamentos e produtividade. Há prestadores de serviço sem receber a três meses o que gera transtorno para a conclusão do trabalho, pois estes estão sendo obrigados a deixar a parceria com a empresa devido a acúmulo de dívidas referente ao serviço prestado, pois, por exemplo, os caminhões e máquinas têm gasto de manutenção e sem receber fica complicado exercer o serviço. Além disso, é percebida uma rotatividade muito grande do engenheiro responsável pela obra como do encarregado direto pelo serviço executado.
Sabemos da importância dessa obra para a o Vale do Aço, mais precisamente para o município de Marliéria e, você como um representante e divulgador da região, acredito que têm também o interesse em ver o trabalho ali concluído.
Portanto, peço sua colaboração para verificar a situação exposta acima em relação à Empresa Oriente buscando ajudar essas pessoas que também têm o interesse na obra e dependem dela para seu sustento.
Eu como um legislador e representante do povo do município de Marliéria, me vejo no direito de acompanhar e de fiscalizar o andamento desse trabalho e expor problemas ali apresentados. Por isso, lhe solicito esse apoio.
Contando com sua colaboração, compreensão e parceria, despeço-me,
Vereador Jenner de Castro Quintão
Município de Marliéria – MG
(31) 8417-4472/8448-3744
Blog: www.jennermarlieria.blogspot.com
Email: jennerdecastro@hotmail.com
Veio por meio deste email relatar a minha preocupação com a situação da empresa prestadora do serviço de construção da Estrada Parque Dom Helvécio: Empresa Oriente Construção Civil.
A empresa não está cumprindo com seus compromissos financeiros para com os prestadores de serviço e funcionários. Está deixando a desejar em relação a pagamentos e produtividade. Há prestadores de serviço sem receber a três meses o que gera transtorno para a conclusão do trabalho, pois estes estão sendo obrigados a deixar a parceria com a empresa devido a acúmulo de dívidas referente ao serviço prestado, pois, por exemplo, os caminhões e máquinas têm gasto de manutenção e sem receber fica complicado exercer o serviço. Além disso, é percebida uma rotatividade muito grande do engenheiro responsável pela obra como do encarregado direto pelo serviço executado.
Sabemos da importância dessa obra para a o Vale do Aço, mais precisamente para o município de Marliéria e, você como um representante e divulgador da região, acredito que têm também o interesse em ver o trabalho ali concluído.
Portanto, peço sua colaboração para verificar a situação exposta acima em relação à Empresa Oriente buscando ajudar essas pessoas que também têm o interesse na obra e dependem dela para seu sustento.
Eu como um legislador e representante do povo do município de Marliéria, me vejo no direito de acompanhar e de fiscalizar o andamento desse trabalho e expor problemas ali apresentados. Por isso, lhe solicito esse apoio.
Contando com sua colaboração, compreensão e parceria, despeço-me,
Vereador Jenner de Castro Quintão
Município de Marliéria – MG
(31) 8417-4472/8448-3744
Blog: www.jennermarlieria.blogspot.com
Email: jennerdecastro@hotmail.com
domingo, 30 de maio de 2010
Proposta de Emenda nº 1 ao Projeto de Lei nº 11/2010
O vereador Jenner juntamente com mais dois vereadores propuseram a seguinte emenda a Lei Orgânica Municipal nº 02/2010:
Art.2º: Inclui-se o Paragráfo Segundo no artigo 55 da Lei Orgânica Municipal de Marliéria, com a seguinte redação: " inciso 2º - Os Requerimentos aprovados pela Camâra que solicitem informações às autoridades Municipais, suas Fundações ou Autarquias Públicas, deverão ser respondidos no prazo de 15 (quinze)dias úteis, sob pena das sanções previstas no artigo 71 desta Lei."
Marliéria, Sala das Sessões, 14 de maio de 2010.
Art.2º: Inclui-se o Paragráfo Segundo no artigo 55 da Lei Orgânica Municipal de Marliéria, com a seguinte redação: " inciso 2º - Os Requerimentos aprovados pela Camâra que solicitem informações às autoridades Municipais, suas Fundações ou Autarquias Públicas, deverão ser respondidos no prazo de 15 (quinze)dias úteis, sob pena das sanções previstas no artigo 71 desta Lei."
Marliéria, Sala das Sessões, 14 de maio de 2010.
sábado, 6 de março de 2010
HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08 DE MARÇO)
Mulheres,
Personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã... amiguíssimas
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.
Como mãe, semeia esperança
Como irmã, espalha fervor
Se esposa, há perseverança
Se sofrida, nos causa dor
Se trabalhadora, emite confiança,
Mas em tudo, cultiva amor.
Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois está sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.
Um abraço de seu amigo
Jenner de Castro
Personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã... amiguíssimas
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.
Como mãe, semeia esperança
Como irmã, espalha fervor
Se esposa, há perseverança
Se sofrida, nos causa dor
Se trabalhadora, emite confiança,
Mas em tudo, cultiva amor.
Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois está sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.
Um abraço de seu amigo
Jenner de Castro
Assinar:
Postagens (Atom)