quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fique Ligado! "TSE lança campanha para para que cidadão se conscientize"

Para combater a compra de votos e informar os eleitores sobre a importância de exercer seu direito de cidadania, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta terça-feira (10) a campanha 'Não Vendo Meu Voto'. Promovida em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha irá mobilizar os juízes eleitorais, que realizarão audiências públicas no mês de setembro para tratar do tema. Para saber a opinião do eleitorado ipatinguense sobre o assunto, a reportagem do jornal VALE DO AÇO percorreu as ruas do Centro da cidade. Das quinze pessoas entrevistadas, na tarde desta quarta-feira (11), dez disseram que venderiam o voto se isso lhe rendesse alguns bons trocados. Apenas cinco disseram que iriam às urnas para votar em seu candidato por livre e espontânea vontade.
Apesar de as pessoas sempre pensarem que a venda de votos é realizada por troca de uma quantia em dinheiro, a realidade não é bem assim. Vender o voto é trocar por qualquer benefício ou escolher o candidato através de amizade ou da promessa de um emprego ou alguma vantagem. “É muito importante a pessoa pensar para escolher em quem irá votar. Afinal, será ele que irá governar nosso país, estado ou cidade. Se a pessoa vender o voto, como irá cobrar por alguma coisa depois?”, indagou o funcionário público Vinicius Egídio, de 32 anos, morador do Bairro Industrial.
PUNIÇÃO
A legislação eleitoral pune com a cassação do registro ou do diploma – além do pagamento de mil a 50 mil Ufir (R$ 53.205) – o candidato que doar, oferecer, prometer, ou entregar bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, ao eleitor com a intenção de obter seu voto. “Se o candidato oferece alguma coisa para que você vote nele, pode ter certeza de que ele não merece o seu voto. Esta é a primeira prova de desonestidade que algum candidato pode apresentar. Por isso, não venderia meu voto, porque acredito que ele pode fazer a diferença”, assegurou a estudante Bianca Luzia, de 16 anos.
Além da conscientização da relevância de se escolher um bom candidato, a campanha do TSE servirá para informar sobre o voto em trânsito e a importância de usar um documento com foto no momento da votação. Estes assuntos serão abordados em programas de rádios e televisão em todo o país, em 26 exibições publicitárias, falando das eleições e da segurança das urnas eletrônicas.
A lista inclui também a realização de audiências públicas, como forma de aproximar os eleitores aos juízes eleitorais. As divulgações deverão alertar ainda a necessidade de pedir uma segunda via do título ou do RG em caso de perda. A reimpressão do título de eleitor poderá ser pedida nos cartórios eleitorais até o dia 23 de setembro.
Reportagem publicada no Jornal Vale do Aço cujo título é: "Não vendo meu voto" do dia 11/08/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário