INDICAÇÕES 2012/2011/2010

INDICAÇÕES 2012










INDICAÇÕES 2011

INDICAÇÃO Nº 12 / 2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que faça, pessoalmente, um acompanhamento junto a Secretaria de Obras do planejamento das ações de patrolamento, cascalhamento e abertura de esgotos para escoamentos das águas das chuvas nas estradas de terras do município.

A presente indicação se justifica pelo fato de haver perda destes serviços feitos anteriormente em algumas estradas e regiões do município, após o período de chuvas, causando transtornos e prejuízos, como também comentários de trabalho mau feito ou desperdício de dinheiro público, por parte de terceiros.

Sabemos que o município possui muitas estradas de terras e comunidades como: Antunes, Mundo Novo, Inácias, Baixadão e Passatempo, que dependem destes serviços e que ainda não foram beneficiadas, estando em precária situação, há vários anos, necessitando, assim, de uma atenção urgente por parte do Poder Executivo.

Vereador Jenner de Castro Quintão

Sala das Sessões, 15 de Dezembro de 2011.


INDICAÇÃO Nº 11 / 2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que faça uma visita a Rua Raimundo Martins dos Santos e Juvenal de Castro, no bairro Mutirão, na sede em Marliéria.

A presente indicação se justifica pelo fato destas ruas possuírem um bueiro na parte superior que servem de captação de águas das chuvas e para recebimento da rede de esgoto local, estando estes expostos, acarretando mau cheiro, presença de ratos e insetos, durante todo o ano.

Assim, seria interessante uma mudança no sistema de captação da rede de esgoto local, deixando estes bueiros somente para recebimento da água das chuvas.


Vereador Jenner de Castro Quintão

Sala das Sessões, 15 de Dezembro de 2011.


INDICAÇÃO Nº10/2011

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que faça reparos urgentes nas pontes e “passa-boi ”de madeira do município.

A presente indicação se justifica porque essas pontes e passa-boi aparentam perder resistência, colocando em risco os usuários, podendo acarretar danos pessoais e/ou materiais. Como exemplo cito a ponte que se localiza na saída da cidade para a região do Machado (Ponte do Quinzinho).

Sala das Sessões, 28 de Outubro de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº 9/2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando informações a respeito da mudança do turno, matutino para o vespertino, do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir do 2º semestre deste ano.

A presente indicação se justifica porque devido à mudança de turno os alunos ficaram prejudicados em relação às comemorações e festas da escola que envolve o Ensino Fundamental, pois no turno da tarde os alunos são maiores e os eventos são diferentes. Um exemplo, na festa do dia das crianças, a turma do 5º ano não pôde participar da gincana porque esta ocorreu somente na parte da manhã.

Devido também a essa mudança, a situação do transporte escolar trouxe problema para três alunos. Estes tinham acesso ao transporte gratuito e agora, os pais têm que arcar com as despesas das passagens, o que tem causado transtornos financeiros para essas famílias.

Sala das Sessões, 28 de Outubro de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº8/ 2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando transporte para os moradores das Comunidades Tijuco Preto, Córrego da Onça e Trindade prestigiarem a XXIX Cavalgada de Marliéria e III Encontro de Cavaleiros a serem realizados nos dias 02,03 e 04 de setembro na Sede do município.

A presente indicação se justifica porque estas comunidades apresentam um vínculo com a sede através do ônibus que faz a linha: Marliéria/Tijuco Preto/Córrego da Onça/Trindade, durante o ano, como também da dificuldade que os moradores têm de deslocamento para participar de um grande evento como este, principalmente dos jovens que devido à distância são privados de presenciar muitas festas que acontecem na sede.

Sala das Sessões, 31 de Agosto de 2011


Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº7/ 2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando transporte para os moradores das Comunidades Antunes, Mundo Nove e Santa Rita prestigiarem a XXIX Cavalgada de Marliéria e III Encontro de Cavaleiros a serem realizados nos dias 02,03 e 04 de setembro na Sede do município.

A presente indicação se justifica porque estas comunidades apresentam um vínculo com a sede através do ônibus que faz a linha: Marliéria/Antunes/Mundo Novo/Santa Rita, durante o ano, como também da dificuldade que os moradores têm de deslocamento para participar de um grande evento como este, principalmente dos jovens que devido à distância são privados de presenciar muitas festas que acontecem na sede.

Sala das Sessões, 31 de Agosto de 2011


Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº06/2011

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando mais zelo com os veículos e equipamentos adquiridos na Administração 2009/2012.


A presente indicação se justifica porque estes patrimônios não estão sendo manuseados e conservados de forma adequada, como exemplo, os ônibus escolares que estão amassados, por algum motivo, sem manutenção, como lubrificação, e outros cuidados em geral.

Sala das Sessões, 31 de Agosto de 2011.


Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº05/2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, para sugeri-lo que organize melhor o serviço da carregadeira e patrol do município nas comunidades onde essas máquinas prestam serviço.

A presente indicação se baseia na indignação de muitos marlierenses que necessitam do trabalho destes equipamentos. Estas máquinas estão “deixando a desejar” quanto ao atendimento e prestação do trabalho. Parece que está havendo uma escolha “para quem prestar o serviço”, ficando muitos sem cobertura destes bens públicos que deveriam atender a todos de forma igual.

Sala das Sessões, 31 de maio de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº 04/2011

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, para informá-lo sobre a situação em que se encontra a ponte construída no início do seu mandato sobre o córrego Passatempo na estrada Passatempo-Baixadão.

A presente indicação se justifica porque a ponte está necessitando de reparos, já que em um dos seus lados está sem o suporte necessário para garantir segurança aos usuários, podendo cair a qualquer momento, acarretando acidentes e perda de todo o trabalho realizado na construção desta obra.

Sala das Sessões, 31 de maio de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº03/2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada, mais uma vez ao Senhor Prefeito Municipal, sobre a situação em que se encontram as estradas que ligam as comunidades: Passatempo-Baixadão e Santa Rita-Baixadão.

A presente indicação se justifica porque até o momento estas estradas se encontram em péssimas condições de uso para os moradores locais e freqüentadores. Há buracos e vegetação invadindo a pista atrapalhando o percurso.

Lembrando que as condições destas estradas já foram apresentadas em outras indicações e requerimentos apreciados por esta Casa e até o momento nada foi feito.

Sala das Sessões, 31 de maio de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº02/2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que seja observada a situação em que se encontra a estrada entre Marliéria-Jaguaraçu.

A presente indicação se justifica pelo fato dessa estrada não ter quase nenhuma sinalização de faixas centrais ou laterais no asfalto, pois as mesmas se encontram apagadas. A melhora neste tipo de sinalização garante melhor visibilidade ao motorista ou motociclista quanto ao percurso a ser seguido, principalmente à noite e sob neblina, que é comum nesta época do ano nesse local. Essa conduta poderá garantir segurança e evitar que acidentes aconteçam neste trecho que é muito movimentado.

Sala das Sessões, 31 de maio de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão



INDICAÇÃO nº01/2011


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que seja observada a situação que se encontra a praça que está sendo nomeada Praça Antonio Germano da Silva, localizada na confluência das Ruas Félix de Castro, Alípio Moreira Quintão, Onésimo de Castro e José Alves Torres na sede do município de Marliéria, mais precisamente na subida do Morro do Bairro Novo Cruzeiro.

A presente indicação se justifica pelo fato desta praça se localizar em um lugar onde não há nenhuma sinalização para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas como placas, marcações nas ruas, o que sujeita aos transitantes desse local ao risco de acidentes, a qualquer momento.

As ruas onde se encontra a praça devem ser sinalizadas já que esta representa para ao município um novo espaço de lazer e de encontro, que não apresenta o mínimo de segurança possível.

Sala das Sessões, 31 de maio de 2011.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÕES 2010

INDICAÇÃO Nº.11 / 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que seja criada uma comissão para fiscalização e acompanhamento da obra na Estrada Parque Bispo Dom Helvécio.

A presente indicação se justifica pelo fato dessa obra está sendo executada com várias paralisações, comprometendo o cronograma de realização de trabalho para conclusão da mesma.

Através dessa comissão, a Prefeitura poderá cobrar mais compromisso da empresa responsável pela obra e também junto ao órgão de fiscalização de estradas, DER, uma parceria no acompanhamento deste projeto que é de grande importância para o desenvolvimento econômico e turístico do município.

Sala das Sessões, 15 de dezembro de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão



INDICAÇÃO Nº.10/ 2010


Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que seja oferecido aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) curso sobre aferição de pressão arterial e primeiros socorros básicos.

A presente indicação se justifica pelo fato desses agentes trabalharem com a promoção e prevenção de saúde na atenção básica, sendo o elo entre a comunidade e a unidade de saúde. A realização dos procedimentos citados acima irá colaborar com uma melhor assistência prestada a todas as famílias acompanhadas por eles na área de sua abrangência.

Sala das Sessões, 15 de outubro de 2010.


Vereador Jenner de Castro Quintão



INDICAÇÃO Nº.09/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando a transferência do telefone do posto telefônico da Comunidade de Santa Rita para a Escola Municipal Mariana Felisberto Pinto.

Esse pedido se baseia na grande necessidade de haver um telefone para uso na escola, pois esta fica dependente do posto para ter contato com outros órgãos ou entidades educacionais para resolver assuntos do seu interesse. Essa situação compromete os serviços prestados pela escola a Comunidade de Santa Rita.

Sala das Sessões, 15 de julho de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº.08/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que faça um planejamento de urgência nas estradas do Passatempo: Passatempo a Baixadão, Passatempo a Santa Rita e o acesso dos moradores Inhô Horta, Alírio Horta e Ronildo Horta.

A presente indicação se justifica pelo fato de que estas estradas estão em péssimo estado sem qualquer condição para descarga e embarque de produtos da região. Esta situação já vem de muitos anos e até hoje nada foi feito de forma adequada.

Sala das Sessões, 14 de junho de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº07/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando que faça com urgência o reparo na rede de esgoto do cruzamento da Rua Pio Cabral com o asfalto principal no bairro Lavrinha (município Marliéria).

A presente indicação se justifica pelo fato de haver no local esgoto jorrando para fora da rede o que causa problemas aos moradores e mau impressão para os que utilizam essa via no dia-dia.

Sala das Sessões, 14 de junho de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº. 06 / 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando mais atenção às empresas prestadoras de serviços ao município.

A presente indicação se justifica pela falta de apoio da Prefeitura a essas empresas. Não há acompanhamento, fiscalização e ajuda quanto às dificuldades que surgem durante a realização do trabalho/serviço. O desenvolvimento local depende de uma boa parceria entre Prefeitura e essas empresas.

Sala das Sessões, 27 de abril de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº.05/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando mais atenção ao telecentro comunitário instalado no Parque Estadual do Rio Doce.

A presente indicação se justifica pela falta de comprometimento com esse espaço em relação às manutenções e acesso dos usuários. Falta transporte adequado, bebedouros, reparo das máquinas e condições ideais para o funcionamento das mesmas, como por exemplo, refrigeração do ambiente, pois a falta deste ocasiona danos nos computadores o que dificulta mais a utilização do espaço pelos usuários.

Sala das Sessões, 15 de março de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº. 04 / 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando mais atenção ao telecentro comunitário instalado no Parque Estadual do Rio Doce.

A presente indicação se justifica pela falta de comprometimento com esse espaço em relação às manutenções e acesso dos usuários. Falta transporte adequado, bebedouros, reparo das máquinas e condições ideais para o funcionamento das mesmas, como por exemplo, refrigeração do ambiente, pois a falta deste ocasiona danos nos computadores o que dificulta mais a utilização do espaço pelos usuários.
Sala das Sessões, 15 de março de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº. 03/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, requisitando atenção aos veículos da prefeitura ou terceirizados que prestam serviços ao município de Marliéria.

A presente indicação se justifica pelos últimos acontecimentos abrangendo veículos pequenos, um deles com vítima fatal e, o mais recente, envolvendo uma servidora que estava exercendo funções de motorista que não lhe são atribuída. Esta indicação busca alertar a Administração Municipal para que situações como essas não se tornem rotinas e causem transtornos para a comunidade Marlierense.

Sala das Sessões, 12 de fevereiro de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº. 02/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, sugerindo o credenciamento de uma pessoa junto ao Detran para exercer a função de vistoria e/ou emplacamento de veículos na sede em Marliéria e no distrito de Cava Grande.

A presente indicação se justifica porque o município é carente desse serviço e isso acarreta perdas em relação à arrecadação de proventos e também transtornos para os munícipes que têm o interesse de emplacar seu veículo em Marliéria.

Sala das Sessões, 09 de fevereiro de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão


INDICAÇÃO Nº. 01/ 2010

Apresento a Vossa Excelência, com base no Art.229, Parágrafo Único, do Regimento Interno, a presente Indicação, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito Municipal, sugerindo que todos os veículos que prestam serviço à cidade de Marliéria sejam emplacados no município.

A presente indicação se justifica pelo fato do FPM (Fundo de Participação do Município) ser baixo e com os emplacamentos, a arrecadação municipal poderá melhorar e consequentemente o saldo para o município exercer suas ações e serviços em prol da comunidade.

Sala das Sessões, 12 de fevereiro de 2010.

Vereador Jenner de Castro Quintão