quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Marliéria inaugura Farmácia de Minas com medicamentos gratuitos para a população







Inauguração da unidade da Rede Farmacia de Minas em Cava-Grande, 24/11/2011

A unidade do programa Farmácia de Minas já está em funcionamento, atendendo a comunidade no Distrito de Cava Grande, em Marliéria. Projeto, de iniciativa do Governo de Minas, foi implantado em Parceria com a Prefeitura de Marliéria. Os medicamentos disponibilizados na unidade são para distribuição gratuita à população.

Segundo Bruna Alves, farmacêutica responsável pela unidade de Cava Grande, o atendimento é voltado para todos, desde que estejam devidamente cadastrados e com a receita. Estão disponíveis na Farmácia de Minas todos os medicamentos que integram a sexta básica do SUS. São aproximadamente 150 medicamentos disponibilizados. A reposição do estoque é feita pelo Estado trimestralmente a partir de solicitação da coordenação, de acordo com a demanda. O reabastecimento acontece sempre em volume para superar os três meses, para que não faltem medicamentos.

Cadastro e Localização
Para se cadastrar no Programa Farmácia de Minas e ter acesso gratuito aos medicamentos, o interessado deve levar documentos pessoais como CPF, Identidade e comprovante de Residência, na própria unidade. Para a retirada de qualquer medicamento, é necessária ainda a apresentação da receita médica, emitida pela rede pública conveniada ao SUS ou particular.

Localizada na Rua Espírito Santo, no Distrito de Cava Grande, a Unidade da Farmácia de Minas funciona de segunda a sexta feira, de 7H às 17h, com intervalo de duas horas para o almoço e uma farmacêutica responsável disponibilizada durante todo o período.

Inauguração

Durante a solenidade de inauguração da Farmácia de Minas, na quinta feira, o prefeito de Marliéria, Waldemar Nunes, destacou que entre os 853 municípios mineiros, pouco mais de 200 foram contemplados. “A unidade será uma referência na prestação de serviços, influindo diretamente na vida das pessoas, com mais comodidade, conforto e agilidade”, afirmou o prefeito Waldemar Nunes.

Representando a Superintendência Regional de Saúde, Fabiana Horta, responsável pelo setor de farmácia da regional de Coronel Fabriciano, destacou que a unidade representa para Marliéria uma assistência farmacêutica de qualidade e responsabilidade. “A Farmácia de Minas vai garantir acesso facilitado, o uso racional dos medicamentos e toda a população do município sai ganhando com isso”, completou Fabiana.

O vereador Aldo Melo Pinto representando a comunidade do distrito de Cava Grande, destacou que enquanto na região tem hospital fechando e municípios enfrentando dificuldades para manter atendimento na área de saúde, Marliéria está sendo contemplada com essa Farmácia de Minas. O vereador Genner de Castro Quintão afirmou que a Farmácia de Minas vai enriquecer muito o atendimento a toda a população e que Marliéria só ganha com a implantação da unidade. O vereador Vanderlei Castro destacou que agora os moradores não vão mais precisar gastar com transporte até outros municípios em busca de medicamentos, que agora são disponibilizados gratuitamente na Farmácia de Minas.

Redação Júlio Oliveira
Reportagem publicada no site da Prefeitura Municipal de Marliéria, tópico "Notícias e Eventos": www.marlieria.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário