quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Máquinas a todo vapor na MG-760 - A expectativa é que a partir de maio sejam implantados cerca de 3 Km de asfalto/mês, sendo que a maior preocupação no momento é o período chuvoso

CAVA GRANDE – Os serviços de base para as obras de pavimentação da MG-760 já foram iniciados pelo distrito Cava Grande, município de Marliéria, em direção à BR-262, e estão em ritmo acelerado. Junto com a equipe que trabalha na remoção de cercas, visando o alargamento da estrada e serviço de terraplanagem, construção de valas para drenagem e corte de terra, limpeza da área e aterro, um grupo de biólogos evolui na remoção e estudo de animais e plantas existentes ao longo da MG, como parte do acordo ambiental para evitar a degradação da fauna e flora no percurso. Foi o que comprovou a reportagem do jornal VALE DO AÇO, que esteve no local na manhã desta quarta-feira (18).


Nessa fase da obra, que deve durar até o final deste ano, vem ocorrendo a negociação para cercas de alguns proprietários serem removidas (todos já devidamente indenizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem - DER-MG). Com essa interferência a área da estrada é alargada para 30 metros, mas a parte a ser pavimentada é de 10 metros de largura, sendo um pouco mais larga nas curvas e pontos de ônibus, segundo projeto da obra. O restante é destinado para as galerias de drenagem subterrânea e superficial.

As obras estão sendo executadas desde a última segunda-feira (09), logo após a assinatura da ordem de serviço, realizada em solenidade pelo Governador Antonio Anastasia, no último dia 31, com a presença de várias autoridades regionais inclusive do Secretário Estadual de Gestão Metropolitana e deputado federal, Alexandre Silveira (PSD).

Cerca de 40 trabalhadores já estão em campo, como parte de uma contratação gradativa de mão de obra. São operadores, ajudantes e pessoal do setor administrativo, com previsão de que se chegue a um total de 170 no ano que vem, quando será mantido o cronograma inicial da obra. A previsão é que a pavimentação asfáltica seja iniciada no mês maio de 2014. Por isso o escritório da empresa ganhadora da licitação continua recebendo currículos em seu escritório, localizado na entrada de Cava Grande, na Av. Brasil.


Tipo de asfalto

O Supervisor de Obras da Tamasa, Cassiano Barbosa Caria, conta que o asfalto a ser usado na obra é o mesmo das grandes rodovias ou BRs, que é o concreto betuminoso usinado a quente, e a pavimentação é realizada em várias camadas. A manutenção é menor, a durabilidade é maior e a utilização por veículos é imediata. “É preciso fazer um subleito, a sub-base, a base e depois se coloca o asfalto. A ideia é colocarmos em torno de três quilômetros de asfalto por mês na estrada, depois que ela já estiver compactada e pronta para a pavimentação. Assim vamos concluir tudo dentro do prazo previsto no contrato, que é de 900 dias”, adiantou.


Tempo reduzido

O Gerente do Contrato da obra, Tadeu Henrique Diniz, prevê problemas como as chuvas, assim como, eventualmente, a necessidade de haver alguma nova negociação com algum proprietário de terreno quanto à remoção da cerca. “Mas como estamos entrando no período chuvoso isso nos preocupa mais. Por isso, onde estamos trabalhando está havendo uma estabilização. Assim não perderemos o serviço já feito com um deslizamento de terra ou impedimento de tráfego na estrada. A partir de agora a evolução da movimentação da terraplanagem vai ser cada vez mais crescente”, explicou.

A obra tem uma extensão de 56,8 km e está incluída no programa ‘Caminhos de Minas’, com orçamento de R$ 86 milhões e 350 mil negociado com o BNDES e Banco do Brasil. Começa no distrito de Cava Grande, em Marliéria, até o entroncamento da BR-262 próximo a Rio Casca, passando por São José do Goiabal, o distrito de Baixa Verde, em Dionísio, e ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). É encurtado do caminho entre o Vale do Aço e a Zona da Mata. Hoje leva-se em torno de 1h20 na viagem e o tempo será reduzido para cerca de 40 a 30 minutos.


Contorno de Timóteo terá 21 quilômetros
O diretor Regional do DER-MG, Nívio Pinto de Lima, comenta que no local existe uma equipe completa da Tamasa que trabalha sob a supervisão do órgão, usando escavadeira, tratores, motoniveladora, caminhão pipa, caminhão comboio e basculantes.

Nívio esclareceu ainda que quanto ao contorno de Timóteo, que ficou de fora dessa fase da pavimentação da MG-760, a empresa Engesolo Consultoria é que está elaborando o projeto. Segundo o diretor Regional do DER, aguarda-se ainda para este ano a licitação desta obra, para que o tráfego de veículos pesados, que tende a aumentar muito no trecho, possa ser desviado da cidade. “Inicialmente o contorno estava incluso. Contudo, foram debatidas alterações em relação à obra, entre a prefeitura e o Ministério das Cidades. Foram ações de melhorias no bairro Macuco, no local por onde a obra iria passar. Isso implicou em modificações no projeto, que aumentaram o custo do contorno. Por isso a necessidade desse novo projeto para o qual o Governador já garantiu ter recursos garantidos”, detalha Nívio.

O contorno de Timóteo corresponde a 21 quilômetros a partir de Cava Grande, passando pelos bairros Licuri, Macuco e Limoeiro. Próximo ao Sodalício Tio Questor será construída uma ponte-viaduto de aproximadamente 500 metros, passando sobre a linha férrea e o rio Piracicaba.


Reportagem de: Janete Araújo. Publicada no Jornal Vale do Aço de 19/09/2013 00:02 - quinta-feira, 19 de setembro de 2013. 
Acessado pelo endereço: http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=106368