segunda-feira, 19 de março de 2012

Ouro em Olimpíada de Matemática

Estudante de Marliéria vence competição que registrou 18,7 milhões de candidatos de todo o país.



MARLIÉRIA - A estudante Sandy Veríssimo Moraes Quintão obteve a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Olimpíada, que este ano chega à sua oitava edição, foi criada com o objetivo de estimular alunos e professores de todo o país. A competição teve cerca de 18,7 milhões de alunos inscritos no ano passado e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Marliéria foi bem representada pela aluna do oitavo ano da Escola Estadual Liberato de Castro, Sandy Veríssimo Moraes Quintão, de 13 anos, que depois de já ter conquistado a Medalha de Bronze em 2010, chegou agora ao ouro. Ela também ficou entre as 200 melhores notas no nível 1 no Brasil.

A premiação e a data para entrega ainda não foram divulgados. Quando conquistou o bronze, Sandy recebeu uma premiação em dinheiro, juntamente com o professor orientador, um notebook e uma bolsa completa, incluindo passagens, em um curso de matemática, que ela frequenta atualmente na unidade do Cefet-MG, em Timóteo.

Comemorando a conquista junto aos colegas, Sandy conta que o gosto pela Matemática foi despertado pelas próprias olimpíadas, com a conquista do bronze. “Fiquei motivada com o resultado na primeira participação e comecei a estudar muito, me preparando para melhorar a colocação”, disse. Ela enfatizou que o apoio dos pais Hamilton Moreira Quintão e Maria Geralda Morais Quintão, que são profissionais da educação, além da ajuda da escola onde estuda e dos professores, tornaram as conquistas mais significativas.

Sandy disse que pretende continuar participando das olimpíadas e garantir a medalha de ouro com uma pontuação ainda melhor. Sobre o futuro profissional, Sandy ainda tem dúvidas entre dois desejos, de se tornar engenheira ou médica.

Apoio

O professor de matemática Giovane Pontes Coelho foi o orientador de Sandy nessa olimpíada. Ele conta que percebeu o potencial da aluna ainda na conquista anterior, quando ela foi acompanhada pelo professor Wender Albert. Ele se dispôs a colaborar, oferecendo aulas extras, ajudando na conquista do ouro agora. “Foi muito gratificante para mim ver o sorriso de Sandy quando conquistou a medalha de ouro”, diz o professor.

A diretora da Escola Estadual Liberato de Castro, Ariadne Paiva Araújo, afirmou que a dedicação de Sandy pelo estudo é um estímulo para os outros alunos, que também vêm se interessando pela Matemática.

Ela destaca também a importância que o professor Giovane Pontes Coelho teve, com o esforço em dar aulas extras para Sandy e outros alunos. A diretora lembra que a escola sempre se inscreve nas olimpíadas e todos os alunos, a partir do sexto ano, podem participar na primeira etapa. Já na segunda etapa só aqueles que conseguem as melhores notas se classificam. Ariadne Paiva informou que a escola já está se preparando agora para a oitava edição das olimpíadas, em 2012.

Para o prefeito de Marliéria, Waldemar Nunes (PT), a conquista de Sandy é um orgulho para a cidade. “O nome de Sandy e Marliéria estão entre as duzentas melhores colocadas no país, e isso valoriza nosso povo e nossas escolas”, reforçou.

reportagem publicada no site do Diário do Aço em 17/03/2012.