segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Empresa afastada de obra em Marliéria - Entrega da Estrada-Parque, prevista para março deste ano, deverá sofrer novo atraso

MARLIÉRIA – A obra de pavimentação e calçamento da Estrada-Parque Bispo Dom Helvécio, que liga a sede do município ao Parque Estadual do Rio Doce (Perd), ganhou um novo capítulo, nada agradável. A empresa Oriente, responsável pela execução do serviço, foi afastada da obra, o que deve adiar ainda mais a sua entrega. Conforme a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o término dos serviços deverá ocorrer ao longo de 2012, sem data definida.

 Dentro dos trâmites legais para efetuar a substituição, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), abriu um processo administrativo que se encontra em andamento. Depois de concluído esse processo, o DER deverá providenciar a contratação de uma nova empresa para conclusão da obra. Paralelamente, o órgão desenvolve levantamentos e estudos complementares necessários à execução dos serviços remanescentes.

Em relação ao Pico do Jacroá, no trecho mais complexo da obra, a assessoria de Comunicação do Núcleo de Relacionamento do governo de Minas informou que, inicialmente, o ponto não era objeto do contrato. Mas o trecho será contemplado na nova licitação para conclusão da obra.

Dos 21,9 quilômetros do trecho entre Marliéria e o Parque do Rio Doce, 14 quilômetros estão concluídos, entre pavimentados e em piso com alvenaria poliédrica. A estrada tem 21,9 quilômetros no trecho compreendido entre o portal de entrada, em Marliéria, passando pelo Pico do Jacroá e um acentuado declive que leva ao povoado de Santa Rita, localizado a 500 metros da portaria do Perd, pela MG-760.

 Dos R$ 17,2 milhões orçados para execução da obra, até o momento foram liberados cerca de R$ 8 milhões para pagamento dos serviços. Conforme a previsão inicial, as obras deveriam ser entregues em março deste ano. Entretanto, devido a uma solicitação feita pela Oriente, esse prazo foi estendido até dezembro. No entanto, a obra não avançou no ritmo desejado. Com a aproximação do período chuvoso, em matéria publicada na edição de 6 de outubro, o DER informava ao DIÁRIO DO AÇO sobre a impossibilidade do término do projeto em 2011.

 Atípica
 De acordo com a Setop, a lentidão no cronograma e a falta de qualidade dos serviços executados motivaram o afastamento da empresa. Com essa decisão, somente após o término do contrato é que o DER/MG abrirá uma nova licitação para finalizar as obras, a partir de 2012. Ainda segundo o Setop, a situação é “lamentável e atípica”, haja vista que a empresa se qualificou como apta para executar os trabalhos, o que acabou não ocorrendo. Incluída no Programa de Pavimentação de Ligações aos Municípios (ProAcesso), a cargo da Setop, a obra foi alardeada como um grande projeto em prol do desenvolvimento turístico da região.

O período chuvoso aumenta os riscos de deslizamento de terra nas encostas da Serra do Jacroá. O local não deverá receber intervenções antes do mês de março, quando termina o período chuvoso. Problemas originados pelo acúmulo de terra nas encostas foram relatados pelo DIÁRIO DO AÇO no dia 15 de dezembro do ano passado. À época, autoridades e moradores revelavam o temor por um deslizamento de grandes proporções, pelo flagrante descuido da Oriente na remoção e depósito de terra.

Reportagem publicada no Jornal Diário do Aço em 23/12/2011, http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=60036
Repórter: Bruna Lage

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vereador Jenner recebe Moção de Aplauso

O vereador Jenner recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Marliéria, na última reunião do ano em 15/12/2011, pelo reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido em sua primeira Legislatura.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Audiência Pública no Distrito de Cava-Grande em 03/12/2011

A Prefeitura de Marliéria e a Câmara Municipal realizaram Audiência Pública em 03/12/2011 para indicação de "emenda popular" ao Orçamento Geral da União para o ano de 2012. O vereador Jenner esteve presente neste evento como ouvinte e participante.















Vereador Jenner entrega Moção de Aplausos em solenidade na Câmara Municipal de Marliéria em 30/11/2011

O vereador Jenner entregou Moção de Aplausos para os cidadãos Adailton Silva Dias, Crenildo Costa Silva e Ian de Castro Andrade em solenidade que aconteceu na Câmara Municipal de Marliéria, em 30/11/2011. Estavam presentes dois dos 3 homenageados: Adaílton e Ian. Ao homenageado Crenildo, Jenner fez a entrega da Moção em sua casa, no dia 19/12/2011.



















Marliéria inaugura Farmácia de Minas com medicamentos gratuitos para a população







Inauguração da unidade da Rede Farmacia de Minas em Cava-Grande, 24/11/2011

A unidade do programa Farmácia de Minas já está em funcionamento, atendendo a comunidade no Distrito de Cava Grande, em Marliéria. Projeto, de iniciativa do Governo de Minas, foi implantado em Parceria com a Prefeitura de Marliéria. Os medicamentos disponibilizados na unidade são para distribuição gratuita à população.

Segundo Bruna Alves, farmacêutica responsável pela unidade de Cava Grande, o atendimento é voltado para todos, desde que estejam devidamente cadastrados e com a receita. Estão disponíveis na Farmácia de Minas todos os medicamentos que integram a sexta básica do SUS. São aproximadamente 150 medicamentos disponibilizados. A reposição do estoque é feita pelo Estado trimestralmente a partir de solicitação da coordenação, de acordo com a demanda. O reabastecimento acontece sempre em volume para superar os três meses, para que não faltem medicamentos.

Cadastro e Localização
Para se cadastrar no Programa Farmácia de Minas e ter acesso gratuito aos medicamentos, o interessado deve levar documentos pessoais como CPF, Identidade e comprovante de Residência, na própria unidade. Para a retirada de qualquer medicamento, é necessária ainda a apresentação da receita médica, emitida pela rede pública conveniada ao SUS ou particular.

Localizada na Rua Espírito Santo, no Distrito de Cava Grande, a Unidade da Farmácia de Minas funciona de segunda a sexta feira, de 7H às 17h, com intervalo de duas horas para o almoço e uma farmacêutica responsável disponibilizada durante todo o período.

Inauguração

Durante a solenidade de inauguração da Farmácia de Minas, na quinta feira, o prefeito de Marliéria, Waldemar Nunes, destacou que entre os 853 municípios mineiros, pouco mais de 200 foram contemplados. “A unidade será uma referência na prestação de serviços, influindo diretamente na vida das pessoas, com mais comodidade, conforto e agilidade”, afirmou o prefeito Waldemar Nunes.

Representando a Superintendência Regional de Saúde, Fabiana Horta, responsável pelo setor de farmácia da regional de Coronel Fabriciano, destacou que a unidade representa para Marliéria uma assistência farmacêutica de qualidade e responsabilidade. “A Farmácia de Minas vai garantir acesso facilitado, o uso racional dos medicamentos e toda a população do município sai ganhando com isso”, completou Fabiana.

O vereador Aldo Melo Pinto representando a comunidade do distrito de Cava Grande, destacou que enquanto na região tem hospital fechando e municípios enfrentando dificuldades para manter atendimento na área de saúde, Marliéria está sendo contemplada com essa Farmácia de Minas. O vereador Genner de Castro Quintão afirmou que a Farmácia de Minas vai enriquecer muito o atendimento a toda a população e que Marliéria só ganha com a implantação da unidade. O vereador Vanderlei Castro destacou que agora os moradores não vão mais precisar gastar com transporte até outros municípios em busca de medicamentos, que agora são disponibilizados gratuitamente na Farmácia de Minas.

Redação Júlio Oliveira
Reportagem publicada no site da Prefeitura Municipal de Marliéria, tópico "Notícias e Eventos": www.marlieria.mg.gov.br/