terça-feira, 24 de agosto de 2010

VEM AÍ!

NOS DIAS 04 E 05 DE SETEMBRO ACONTECERÁ EM MARLIÉRIA, O II ENCONTRO DE CAVALEIROS DE MARLIÉRIA NO PARQUE DE EXPOSIÇÃO.

DIA 04 - SÁBADO
19H: DESFILE DE CAVALEIROS PELAS RUAS DA CIDADE (ABERTURA OFICIAL)
22H: SHOW COM JUNIOR E RODOLFO
00H: SHOW COM ALEX BORGES

DIA 05 - DOMINGO
12H: CONCURSO DE MARCHAS, COM PREMIAÇÃO E SORTEIO DE BRINDES PARA OS CAVALEIROS PARTICIPANTES
20H: SHOW COM RAMON TAVARES E RYAN

O VEREADOR JENNER DE CASTRO QUINTÃO APOIA E É UM DOS PATROCINADORES DO EVENTO.

domingo, 15 de agosto de 2010

SE LIGUE!

Timóteo-A Delegacia de Polícia Civil já registrou neste ano 41 crimes que envolvem a caça e a pesca ilegais, além de queimadas. O número pode ser considerado alto se comparado ao do ano anterior, quando foram instaurados 28 inquéritos e 39 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) envolvendo a prática de crimes ambientais.

Os municípios com maior incidência de infrações são Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria. Neste último, o registro de crimes é ainda mais elevado por causa do Parque Estadual do Rio Doce. A Lei de Crimes Ambientais é extremamente rigorosa em relação aos crimes praticados nas unidades de conservação.

Para fiscalizar a prática ha um pelotão inteiro de Polícia de Meio Ambiente localizado dentro do Parque Estadual do Rio Doce, com patrulhamento nas lagoas e estradas vicinais.

Para cada tipo de crime – pesca e caça – há uma penalidade. Na caça simples, quando ocorre sem utilização de arma, munição ou assessórios, o acusado é levado para a delegacia, onde assina um TCO, sendo em seguida liberado. Neste caso, ele responderá por um processo na Justiça, além de pagamento de multa, ou pena restritiva de direito.

Já na caça com utilização de arma o acusado, além de responder pela atividade ilícita, ainda responde pelo porte ilegal de arma, e neste caso a pena se torna mais severa: de dois a quatro anos de reclusão.

Quem for pego caçando armado, ou com munição e assessórios, é levado imediatamente preso. E como o porte ilegal de armas é crime inafiançável, a pessoa fica detida até conseguir na Justiça a liberdade provisória, o que pode demorar até 20 dias.

Foi o que ocorreu com um motorista no mês de junho. Ele foi preso em uma localidade do Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, portando uma espingarda. Junto ainda foram encontrados munições e outros equipamentos para atrair animais.

O motorista chegou a ficar preso por quase vinte dias até conseguir a liberdade provisória. Depois de correr o risco de perder o emprego, ele ainda responde pelo processo de caça e porte ilegal de armas.

Pesca.
De acordo com o delegado de Timóteo, Gilmaro Alves Ferreira, a pesca também é proibida na área da reserva ambiental. Por se tratar de um crime com pena de detenção, é instaurado um inquérito policial com autuação em flagrante.

O policial explica que nesses casos a própria polícia estipula a fiança em R$ 1.230,80, para que o acusado não seja preso. “Se a pessoa não tiver o dinheiro para pagar, ela é detida”, disse, acrescentando que em muitos casos se percebe o desconhecimento do detido em relação à punição.

“Tem muitos que perguntam assim: ‘Mas, doutor, vou preso porque peguei dois peixinhos?’. E vai, se pegar até um. Porque nossa sociedade tem uma ideia errônea que é crime apenas se pescar com rede e não com anzol, e mesmo com o anzol já se configura a prática ilícita”, explica o delegado.

Queimada
As queimadas também têm sido alvo de investigações policiais em Timóteo. De janeiro a julho deste ano a Policia Civil contabilizou 41 queimadas (entre criminosas e acidentais). Os bairros com maior número de focos de incêndios são Limoeiro e Macuco.
Atualmente, existem 11 inquéritos policiais instaurados para apurar a autoria dos incêndios criminosos. Segundo o delegado, a polícia sabe quais incêndios são criminosos e trabalha com provas testemunhais, periciais e denúncias para encontrar os autores dos crimes.
“Ainda asssim diminuiu bastante o número de incêndios nas matas. Se compararmos o ano de 2007 até agora, houve uma diminuição de 70%”, finaliza o delegado.

Reportagem publicada no Diário do Aço com o título: Aumentam os crimes ambientais no Vale do Aço em 12/08/2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comemoração!

Em 06/08, o Vereador Jenner de Castro Quintão prestigiou a comemoração do aniversário do Secretário de Urbanização de Ipatinga: Erivelton Bittencourt em seu apartamento no bairro Funcionários em Timóteo. Também presente no evento o candidato a reeleição como Deputado Federal, Alexandre Silveira.




















Fique Ligado! "TSE lança campanha para para que cidadão se conscientize"

Para combater a compra de votos e informar os eleitores sobre a importância de exercer seu direito de cidadania, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta terça-feira (10) a campanha 'Não Vendo Meu Voto'. Promovida em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha irá mobilizar os juízes eleitorais, que realizarão audiências públicas no mês de setembro para tratar do tema. Para saber a opinião do eleitorado ipatinguense sobre o assunto, a reportagem do jornal VALE DO AÇO percorreu as ruas do Centro da cidade. Das quinze pessoas entrevistadas, na tarde desta quarta-feira (11), dez disseram que venderiam o voto se isso lhe rendesse alguns bons trocados. Apenas cinco disseram que iriam às urnas para votar em seu candidato por livre e espontânea vontade.
Apesar de as pessoas sempre pensarem que a venda de votos é realizada por troca de uma quantia em dinheiro, a realidade não é bem assim. Vender o voto é trocar por qualquer benefício ou escolher o candidato através de amizade ou da promessa de um emprego ou alguma vantagem. “É muito importante a pessoa pensar para escolher em quem irá votar. Afinal, será ele que irá governar nosso país, estado ou cidade. Se a pessoa vender o voto, como irá cobrar por alguma coisa depois?”, indagou o funcionário público Vinicius Egídio, de 32 anos, morador do Bairro Industrial.
PUNIÇÃO
A legislação eleitoral pune com a cassação do registro ou do diploma – além do pagamento de mil a 50 mil Ufir (R$ 53.205) – o candidato que doar, oferecer, prometer, ou entregar bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, ao eleitor com a intenção de obter seu voto. “Se o candidato oferece alguma coisa para que você vote nele, pode ter certeza de que ele não merece o seu voto. Esta é a primeira prova de desonestidade que algum candidato pode apresentar. Por isso, não venderia meu voto, porque acredito que ele pode fazer a diferença”, assegurou a estudante Bianca Luzia, de 16 anos.
Além da conscientização da relevância de se escolher um bom candidato, a campanha do TSE servirá para informar sobre o voto em trânsito e a importância de usar um documento com foto no momento da votação. Estes assuntos serão abordados em programas de rádios e televisão em todo o país, em 26 exibições publicitárias, falando das eleições e da segurança das urnas eletrônicas.
A lista inclui também a realização de audiências públicas, como forma de aproximar os eleitores aos juízes eleitorais. As divulgações deverão alertar ainda a necessidade de pedir uma segunda via do título ou do RG em caso de perda. A reimpressão do título de eleitor poderá ser pedida nos cartórios eleitorais até o dia 23 de setembro.
Reportagem publicada no Jornal Vale do Aço cujo título é: "Não vendo meu voto" do dia 11/08/2010.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

UTILIDADE PÚBLICA

Os eleitores têm até o dia 23 de setembro para requerer a segunda via do título eleitoral. A apresentação do título juntamente com um documento de identidade com foto agora é imprescindível na hora de votar, de acordo com a Lei 12.034/09. Por isso, a procura pela segunda via vem aumentando nos últimos dias nos cartórios eleitorais. Para atender à crescente demanda, a Justiça Eleitoral montou um esquema de plantões nos finais de semana: a partir deste sábado, todos os cartórios vão funcionar aos sábados e domingos das 13h às 17h. Durante a semana, o atendimento será das 12h às 18h, com exceção de quarta-feira, quando os cartórios atendem das 10h às 16h.

Os três cartórios das Zonas 130, 131 e 348, em Ipatinga, funcionam no andar térreo do Fórum Valéria Vieira Alves. Em Coronel Fabriciano, o cartório da 97ª Zona Eleitoral funciona na rua Pedro Nolasco, 506, próximo ao terminal rodoviário, e atende também eleitores de Antônio Dias. Em Timóteo, o cartório da 98ª ZE fica na rua 38, bairro Vila dos Técnicos, antiga Delegacia de Polícia Civil. Além de Timóteo, a 98ª ZE atende eleitores de Jaguaraçu e Marliéria.

Em caso de dúvida, o cidadão pode se informar por meio do “disque-eleitor” (3291-0004). Em julho, o serviço de informação recebeu 1.511 ligações sobre segunda via (cerca de cinco vezes o número de chamadas sobre o assunto no mês de janeiro). O disque-eleitor também funcionará em plantão nos finais de semana, das 13h às 17h.
Exigência
A Justiça Eleitoral iniciou, em junho último, uma campanha com o objetivo de orientar os eleitores quanto à necessidade de providenciar a segunda via do título ou de documento com identificação. Somente serão aceitas a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento. A Lei 12.034/2009 tornou obrigatória a apresentação do título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto. Os eleitores devem ficar atentos à nova exigência para não ficarem impedidos de exercer o seu direito de votar nas eleições deste ano.
Segunda via
Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. Com o objetivo de garantir o direito ao voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.
Notícia publicada no Jornal Dário do Aço cujo título é " Cartorios abertos nos fins de semana" do dia 06/08/2010.

domingo, 8 de agosto de 2010

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS (08 DE AGOSTO)

Ser pai é torcer para que
seu filho faça um gol de placa;
É vibrar ao ver a cesta
no basquete que ele marca;
Ser pai é segurar a mão;
É ter força para levantá-lo se ele cair ao chão;
Ser pai é ajudar no dever de matemática;
Auxiliar na gramática, é fazer parte
da temática em que você usa capa;
Tem super poderes e da terra é a salvação.
É não ter vergonha de chorar
na apresentação da escola;
E saber dar um puxão de orelha quando ele cola;
Enfim, para ser pai é preciso
ter muito preparo para pura emoção;
É com grande carinho que hoje
levamos a você esta felicitação.

PARABÉNS PELO SEU DIA, GRANDE PAIZÃO.

Seu amigo de sempre
Jenner de Castro

Marliéria é Minas, o resto é Gerais.